TEMA ANUAL: "EXPERIMENTANDO A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS"
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm. 12:2TEMA DO MÊS: ‘‘OBEDECER É MELHOR’’''OBEDIÊNCIA SE APRENDE NA FAMÍLIA! - OU NÃO?''
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” Colossenses 3:20
A família é o primeiro núcleo social onde se aprende a obediência, e quando ela falha nesta missão, por omissão ou por excesso, a desobediência já instaurada de forma enraizada no coração da criança, fruto do pecado original, gerará futuros adultos anarquistas, rebeldes e desobedientes. O ser humano precisa aprender a obedecer, e isto é um processo não muito fácil, exige posturas rígidas sim, porém, regadas ao mesmo tempo pela temperança, afeto e amor. Como nos dá conta o texto bíblico acima, a ordem é para que a obediência seja pratica, e isto é agradável ao Senhor. O Deus da ordem e da Criação perfeita, sabe que há leis que precisam ser estabelecidas e obedecidas para que a harmonia permaneça. A desobediência sempre é precedida pela ruina e caos, seja no Cosmos, seja nos átomos, seja nas relações sociais. Sempre haverá ordens que devem ser obedecidas.
O ensino da obediência dentro dos lares, precisa ser retomado com uma pedagogia eficiente, humana e construtiva do ser. Infelizmente, nem todas famílias tem estrutura funcional para gerir o ensino da obediência de forma saudável. A proposta cristã é uma gestão educacional familiar, onde haja uma educação que não venha mutilar a criança como ser humano, nem tampouco uma educação totalmente permissiva, caracterizada pela omissão. A Bíblia muito auxilia nesta tarefa: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando for velho não se desviará dele” [Pv. 22.6]. Precisamos retomar o ensino da obediência a luz da Palavra de forma urgente.
Muitas vozes surgiram e surgem, defendendo que o diálogo bastaria, sem a necessidade de impor nada, e quiçá utilizar apenas o sistema de trocas ao invés do de disciplinas, com a promessa de que agindo assim, proporcionaríamos condições para uma geração com maior índice de criatividade e com capacidade de autonomia e inovação. Bem, podem ter resolvido algumas questões de exageros inconcebíveis das gerações passadas, mas, os novos seres humanos, presentes nas gerações “Z” ou “Alfa”, não nos parece seres melhores dos que fomos nós ou foram nossos pais e avós.
Não poderia ser tido apenas como conflito de gerações, o afirmar que: valores essenciais e estabilizadores da família e da sociedade em geral, estão a se esfarelar de forma hedionda em nossa sociedade moderna. Falta respeito com os mais velhos, com os professores e autoridades legais, falta respeito com o espaço público, e com valores espirituais. Uma ambiguidade sem precedentes, onde o cuidado com o Pet está em alta, mas o respeito com o humano, em queda livre. Momento que muitos grupos surgem com o deseja salvar a natureza, mas esquecem de cuidar dos pais, avós e irmãos. Exige-se “direitos”, mas não se cumpre “obrigações”. Recicla-se o lixo, mas não mais recicla-se atitudes e comportamentos em decomposição.
As ideologias nefastas, que se opõem a ordem e ao progresso social, defendidas por grupos contrários ao padrão de família estabelecido pela Palavra de Deus, alegam que o ato de obedecer, é pejorativo, algo presente em rebanhos. Ridicularizam quem obedece e tentam induzir nossas gerações mais novas, a se rebelarem contra qualquer tipo de paradigma moral, ético ou espiritual.
E pode crer, queira você ou não, todo este caos, se justifica pela ausência de uma pedagogia da obediência e respeito firmada em valores bíblicos. Cabem aos pais que ainda estão presentes e conscientes destas ameaças, restabelecerem em seus lares o princípio saudável de obediência, respeito e ética, a luz da Palavra de Deus. É sim na família funcional e estruturada que se aprende a ter ética desde as pequenas coisas até as mais complexas. É sim senhores e sim senhoras, no seio da família que valores eternos estruturantes do bom caráter são implantados e cultivados na mente de nossos filhos. Ainda que haja bom professores, aos quais somos gratos e dos quais nos orgulhamos , não podemos ficar à mercê dos “pseudos educadores”, mais comprometidos com ideologias do que com a formação acadêmica de nossos filhos.
Outro ponto a se debruçar sobre, diz respeito às nossas prioridades, pois as nossas prioridades, de certa forma nos fizeram ser o que somos, e nos trouxeram ao local onde estamos hoje. A família não pode ser uma sucursal do capitalismo, onde o objetivo dos pais, parecem ser apenas armazenar riquezas e proporcionar confortos aos seus filhos. O prejuízo causado as famílias com a busca da riqueza ou do tal “bem-estar social, tem sido muito grande e quase sempre irreparável. Seus filhos nunca ficam sozinhos quando você se torna ausente, e aí está o grande perigo, pois alguém vai tomar o seu lugar como ponto de apoio e ancoragem.
Por fim, o nosso objetivo neste editorial, é que conscientes das problemáticas elencadas, possamos urgentemente retomar valores que perdemos em meio a estrada de nossa vida. Valores como o afeto de pai somado a autoridade necessária para pôr limites; valor como o amor em dar mais presença do que presentes aos nossos filhos. Ver nestas virtudes, valores mais nobres, como se fora uma espécie de commodities de maiores valores na construção de uma família/sociedade bem-sucedidas e mais humanas. Investir nestes “commodities intangíveis”, e menos em commodities tangíveis como patrimônios e heranças. Acudir a família, em meio a este mar bravio, ela está sendo atacada cruelmente por grupos inumanos, em prol de parir uma geração sem ponto de ancoragem, perdida, sem valores morais e éticos, e sem Deus. Se pelo menos conseguir levá-lo a pensar sobre as implicaturas deste tema, já será um bom começo, todavia as atitudes terão eficácia melhor.
Rev. Elizeu Eduardo
CONSELHO
''NOTA DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DA
IGREJA PRESBITERIANA DO HAUER''
IGREJA PRESBITERIANA DO HAUER''
O Conselho da Igreja Presbiteriana do Hauer, em sua última reunião, 13/06/22 – Decidiu convocar a Igreja para se reunir em Assembleia Extraordinária, em data de 10/07/2022, ás 9hs, em seu templo a Rua Anne Frank 845. A Assembleia se dá com seguinte pauta:
• Eleição pastoral da Igreja. Haja vista que o mandato atual do pastor, Reverendo Elizeu Eduardo de Souza, finda-se em janeiro de 2023.
• Em mesma ocasião, ocorrerá também, eleição ou reeleição de 2 diáconos. Noticiando a igreja que o Diácono Silvio Hahner, tem seu mandato atual por vencer no mês de julho. O que torna necessário eleição ou reeleição. Em mesma ocasião, visando também atender a solicitação da Junta Diaconal, eleger mais um diácono, para compor o atual quadro de oficiais diáconos, da Junta Diaconal.
Curitiba, 26 de junho de 2022
Presb. Edimar Rodrigues Ferreira
Secretário do Conselho
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
ou no Facebook
Acesse também o Canal do Grupo de Reflexão Teológica no Youtube:
Clique na imagem |
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
LITURGIA DOS CULTOS
PROGRAMA DE CULTO MATINAL - 25/06/22
QUEM AMA OBECEDE
• Prelúdio
• Boas-vindas
• Isaías 48.17
• Oração de invocação
• Hino 17
PERDOADOS PARA OBEDECER
• Salmos 103.3
• Interlúdio
• Oração de confissão
• Louvor
OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO
• Reflexão matinal
• Oração
• EBD
PROGRAMA DE CULTO VESPERTINO
EM SINCERA COMUNHÃO
• Prelúdio
• Boas-vindas
• Oração
• Sl.133
• Hino 180
EM FERVENTE CONFISSÃO
• Contrição e arrependimento
• Salmo 139
• Oração
• Louvo
NOS SEUS ALTARES PARA OUVIR A TUA VOZ
• Reflexão bíblica
• Oração
• Hino 315
• Agradecimentos
• Oração
• Bênção
CELEIRO DE ORAÇÕES
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tg 5:16;
- Oremos pelo pequeno Luis Pedro e sua família (sua mãe Claudevanda e seu pai Junior). Luis Pedro acabou de passar por um transplante de medula, já teve alta e está se recuperando em casa, continuando o tratamento, mas nessa semana toda a família foi acometida por COVID e estão internados e passando por tratamento. Que Deus continue fortalecendo e cuidado dessas vidas tão preciosas;
- Oremos também pelo pai do nosso irmão Diác. Denis, que está passando por um tratamento de saúde. Precisará passar por uma cirurgia nessa semana e continuará em tratamento depois. Que Deus toque seu coração e conforte nosso irmão e familiares;
- Oremos pelas várias pessoas e famílias que estão passando por enfermidade nesses dias. Nos lembramos da Raquel, Esposa do Rev Elizeu, do Diac. Deko, sua esposa Dani e filhos - Nicolas e Bianca, do Diác. Nilton sua esposa Huel e Davi seu filho, Dani Santos que também testou positivo para Covid, seu marido Diego e seus filhos Artur e Heitor, o casal amado Eliel e Regina, e outros irmãos da igreja que passam por tratamentos e recuperação de saúde;
- Ore pela Assembleia Extraordinária que ocorrerá em 10/07, que Deus conduza essa eleição para Pastor e Diáconos em nossa igreja;
- Oremos pelas atividades de nossa igreja, pelas sociedades internas, secretarias, Conselho e Junta Diaconal;
- Ore por todos aqueles que estão passando por problemas de saúde.
"Compartilhe conosco seu pedido de oração ou agradecimento. Estaremos orando com você neste espaço e também às 3ªs feiras, em nossa reunião de oração na IPB Hauer. Você é nosso convidado."
AVISOS
DESAFIO - SECRETARIA DE ESPIRITUALIDADE
MINISTÉRIO DE CASAIS
Mais um encontro edificante do nosso Ministério de Casais, dessa vez online. Todos os casais da Igreja estão convidados.
FATESUL - CONFERÊNCIA TEOLÓGICA ''MISSIO DEI''
UPH - RETIRO DE HOMENS 2022, IPB HAUER
REUNIÃO DE ORAÇÃO
QA EBF desse ano já está programada para os dias 15, 16 e 17/07, no próximo mês.
Anote em sua agenda e convide seus amiguinhos. Esse ano podem participar crianças até 12 anos de idade.
E quem quiser ajudar na elaboração da EBF, pode contribuir ofertando para a fabricação das camisetas das Crianças e Monitores.
E quem quiser ajudar na elaboração da EBF, pode contribuir ofertando para a fabricação das camisetas das Crianças e Monitores.
O custo de cada camiseta será em torno de R$20,00 e serão confeccionadas 100 unidades. Toda a ajuda será bem vinda.
As contribuições podem ser entregues para a Danieli ou Camila, pessoalmente, ou pelo PIX: 07699892925 - Danieli na opção Poupança.
Abaixo os modelos das camisetas:
REUNIÃO DE ORAÇÃO
Quer experimentar um momento de intimidade com Deus? Participe conosco, toda 3ª feira às 20:00h. Venha orar conosco.
Presencial e online (endereço da reunião online divulgado no Grupo de WhatsApp da Igreja na 3ª feira.
ESTACIONAMENTOS
Com a graça de Deus já retomamos as atividades presenciais em nossa igreja, sendo assim, serão abertos os 2 terrenos para estacionamento e também a parte inicial do estacionamento interno para Idosos, portadores de deficiências, pessoas com problemas de locomoção e que precisem utilizar o elevador. A Junta Diaconal conta com a ajuda e compreensão de todos.
AÇÃO SOCIAL
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Continue enviando suas doações para a igreja, ainda temos muitas pessoas que estão precisando nesse momento, basta conversar com o líder do seu grupo familiar. Também se souber de alguém que esteja passando por alguma necessidade, pode informar ao Diác. Vilson ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.
AÇÃO SOCIAL - ÓLEO CEMEI CENAZA
ANIVERSARIANTES