TEMA ANUAL: "CONHECENDO E PROSSEGUINDO EM CONHECER AO SENHOR. OS 6.3''
TEMA DO MÊS: "A REFORMA PROTESTANTE"
SOLA SCRIPTURAS ---> SOLA SCRIPTURAS
Os reformadores foram insistentes quanto a exclusividade, eficiência e suficiência das Escrituras Sagradas. Fizeram de tudo para que as Escrituras estivessem ao alcance se todos e não apenas para um grupo minoritário, como defendia o Clero romano.
Os grandes vultos da Reforma acreditavam peremptoriamente no poder transformador que mudaria toda a história da humanidade com a propagação em massa da Palavra de Deus. A Bíblia inteira para o homem inteiro, Velho e novo Testamento como regra de fé e prática foi ponto central do movimento reformador.
Eles sabiam que as Escrituras inspiradas constituem o principium cognoscendi (princípio do conhecimento), o manancial de todo o nosso conhecimento teológico. Todavia, eles sabiam também que a Bíblia não é somente o principium cognoscendi de teologia; é também o meio que o Espírito Santo emprega para a propagação da igreja e para a edificação e nutrição dos santos.
Enquanto a Velha Igreja romana insistia no poder mediatório da Igreja e dos sacramentos como meios de graças de maior relevância, os Reformadores afirmavam ser a pregação da Palavra de Deus o maior e mais eficiente meio de Graça.
Defendiam o poder edificador da Palavra de Deus. “Agora, pois, eu os entrego aos cuidados de Deus e à palavra da sua graça, que tem poder para edificá-los e dar herança entre todos os que são santificados. ” (Atos 20:3). Acreditavam que ser necessária para a nutrição espiritual e para a manutenção da vida espiritual, pois não vivemos só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt.4.4). Apostavam na iluminação para a humanidade que andava em trevas, pois a Palavra é Luz para os nossos caminhos [Sl.119.115].
Em dias atuais, estamos experimentando uma nova Idade das Trevas, uma geração de crente desnutridos e confusos, carecendo de uma reforma espiritual urgente. “Somente as Escrituras” - Este deve ser nosso brado reformador para esta geração. Acredito que sempre que temos os “desbibliados” teremos o grande crescimento dos “desigrejados”, concomitantemente as seitas ganham forças, num contexto onde as mentiras e enganos dos falsos mestres, acabam fascinando e levando cativos os corações desnutridos da Palavra de Deus.
Bradamos novamente, com a graça de Deus, o grito reformador: Sola as Scripturas!
Rev. Elizeu Eduardo
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
AVISOS
BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER
Pergunta 27. Em que consistiu a humilhação de Cristo?
Resposta: A humilhação de Cristo consistiu em Ele nascer, e isso em condição baixa, feito sujeito à lei; em sofrer as misérias desta vida, a ira de Deus e amaldiçoada morte na cruz; em ser sepultado, e permanecer debaixo do poder da morte durante certo tempo.
Referências Bíblicas: Lc 2.7; Fp 2.6-8; Gl 4.4; 3.13; Is 53.3; Mt27.43; 1Co 15.3-4.
AÇÃO SOCIAL
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Traga suas doações para a igreja. Também se souber de alguma família que esteja passando por qualquer necessidade, pode informar ao Diác. Vilson ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.
Não esqueça de trazer à igreja suas doações:
- Alimentos - cesta básica;
- Óleo: Creche Cenaza;
- Leite: Casa Esperança (UPH);
GFH - GRUPOS FAMILIARES DO HAUER
Os Grupos Familiares do Hauer estão em recesso, retornando os estudos nos dias 01 e 02/agosto.
REUNIÃO DE ORAÇÃO