TEMA ANUAL: "CONHECENDO E PROSSEGUINDO EM CONHECER AO SENHOR. OS 6.3''
TEMA DO MÊS: "TEMPO DE GRATIDÃO"
GRATIDÃO
“Que darei eu ao Senhor por todos benefícios que me tem feito?” Sl.116.12
O que poderíamos dar ao Senhor para deixá-lo contente? O que Ele espera dos seus filhos? Uma vida religiosa? Boas obras? Ofertas financeiras ou sacrifícios pessoais? Do que Deus se agrada? Estamos diante de uma daquelas perguntas difíceis de ser respondida. O salmista diante de tantas bênçãos recebidas, faz a si mesmo esta pergunta, e de pronto a responde com três atitudes pessoais. De fato, o que Deus espera de nós é atitude mais do que sacrifícios. Atitudes corretas agradam ao Senhor e faz bem tanto aos que as praticam, como aos que estão ao seu redor.
As três atitudes esboçadas pelo salmista servem como modelo para os cristãos de todos os tempos que também desejam a responder à grande pergunta deste salmo.
Primeira atitude foi tomar o cálice da salvação. O salmista entendeu que não seria guardar a Lei ou oferecer sacrifícios que agradaria a Deus, mas tomar o cálice da salvação. Por revelação, o escritor sagrado entendeu que Jesus tomou todo o cálice por nós, aquele que ele mesmo pediu ao Pai que se possível, fizesse passar dele, o angustiante e cruento cálice tomado em sua obra expiatória. Desta forma, podemos entender que a única forma de agradar a Deus é tomar o cálice da salvação agora em Cristo. E isto fazemos aceitando como suficiente, o que Jesus fez na cruz por cada um de nós. A palavra chave aqui é obediência.
Segunda atitude: Invocarei o nome do Senhor. Este cálice é agora uma oferta de fé, que oferecemos ao Pai, crendo que em Jesus, toda nossa dívida foi paga. Desta forma, após tomarmos do cálice da salvação realizada por nós no calvário, Jesus passa a ser o Senhor de nossa vida, e devemos, como disse o salmista: invocar o seu nome em todo o tempo com fé e total dependência em sua graça salvadora. Todo aquele que tomou o cálice da salvação em Cristo, passa a depender dele em todas as situações. Invocar ao Senhor implica em recorrer a Ele sempre que tivermos que tomar uma decisão, pois somos servos, e Ele Senhor. A palavra chave aqui é dependência.
Terceira e última atitude: Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. Os votos que fazemos ao Senhor após tomar do cálice da salvação são votos de fidelidade e obediência a Ele. Esta atitude em cumprir o que prometemos no dia de nossa pública profissão de fé, revela bom testemunho aos que estão ao nosso lado e redunda em glória e ações de graças ao nome do Senhor. A palavra chave aqui é fidelidade.
O resultado final é agradável ao Senhor, pois assim agindo, Ele vê seu Filho em nós, e se dá por satisfeito.
Rev. Elizeu Eduardo
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
AVISOS
BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER
Pergunta 33: QUE É JUSTIFICAÇÃO?
Resposta: Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos
pecados, e nos aceita como justos diante de Si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé.
Referências: Ef 1.7; 2Co 5.21; Rm 4.6; 5.18; Gl 2.16.
AÇÃO SOCIAL
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Traga suas doações para a igreja. Também se souber de alguma família que esteja passando por qualquer necessidade, pode informar ao Diác. Vilson ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.
Não esqueça de trazer à igreja suas doações:
- Alimentos - cesta básica;
- Óleo: Creche Cenaza;
- Leite: Casa Esperança (UPH);
REUNIÃO DE ORAÇÃO