domingo, 14 de junho de 2009

Nº 476 - ano IX - 14 de junho 2009

MENSAGEM

OSSO DOS MEUS OSSOS E CARNE DA MINHA CARNE
Dia dos namorados ....Além de meu amor...

“Ossos dos meus ossos e carne da minha carne” Foi assim que Adão definiu sua parceira, a Mulher que Deus fez-lhe como companheira a fim de que o homem não vivesse sozinho. Nesta semana comemorou-se o denominado dia dos namorados... presentes...carinhos...etc. Fico a pensar qual a definição moderna de cônjuge em dias tão diferentes e distantes do Éden; seria apenas “meu amor”. Como o homem define hoje sua mulher e vice-versa, vai refletir a qualidade do relacionamento dos dois. Ter o outro ou a outra como carne da minha carne é sinal de compromisso e respeito. Implica em responsabilidades e cuidados com o cônjuge, afim de que o mesmo esteja sempre feliz e bem protegido. A Palavra de Deus defende um relacionamento onde o homem deve amar a Esposa a ponto de, se preciso for, morrer por ela, e a mulher colocar-se sob a missão do marido de tal forma, que haja um só propósito em duas vidas interligadas profundamente.
Presentes caros não substituem as responsabilidades que dão ao casamento a sustentabilidade necessária. Vejamos algumas destas responsabilidades:
1. Ponto de Apoio: O cônjuge deve ser sempre apoio para o outro em momentos complicados, minha zona de segurança a fim de que ninguém tenha que buscar isto em colos estranhos. Este sufrágio [base] deve ser na área biológica, psicológica e espiritual. Onde o apoio solidário do outro está ausente, doenças bio e psicológicas são muito mais freqüentes.
2. O grande Amigo[a]: O melhor amigo da esposa deve ser o seu marido; a melhor amiga do marido deve ser sua esposa, caso contrário, problemas à vista. Amigos que conversem um com o outro; amigos que discutem os objetivos do casal de forma solidária e jamais solitária; amigos que tenham os mesmos sonhos e construam juntos, o dia a dia de forma feliz e satisfatória. Há maridos que pagam outros para ouvirem sua esposa por não terem paciência em ouvi-las, mas tem disponibilidade em ouvir um amigo ou amiga, isto é um erro e ameaça ao relacionamento podendo até levá-lo ao desastre total.
3. Companheiro[a] sexual: Num contexto de casamento, o sexo além de ser dado por Deus para a alegria do casal, é uma necessidade biológica. Quando falta sexo entre o casal, problemas surgem em outras áreas; por isso esta área deve ser discutida e trabalhada sempre pelo casal, se necessário buscar ajuda responsável.
4. Exercício de Confiança: Sem confiar fica difícil se relacionar. A confiança gera segurança, as duas juntas, são ingredientes imprescindíveis à solidez do relacionamento e do casamento bem sucedido. Casais confiantes e seguros não perdem tempo na vida com picuinhas e crises medíocres, automaticamente constróem mais e conseguem uma melhor qualidade de vida.
5. Disposição para Consertar: Consertar é a arte de reparar, ajustar. Quando alguma coisa ruim foi feita e não deveria ter sido feita, e isto sempre ocorre na experiência de viver, existe um jeito de consertar: Pedir desculpas, pedir perdão e saber perdoar também. Muitos bons relacionamentos ficaram pelo meio da estrada da vida pelo fato de que os cônjuges não estavam preparados para pedir perdão ou para dar o perdão. Alguém já disse e aqui reitero: “o momento em que nós simples seres humanos nos parecemos mais com Deus, é o momento em que perdoamos alguém, principalmente quando o perdão exige muito de nós mesmos.”
Além de simplesmente meu amor, você deve ser meu ponto de apoio, amiga de todos momentos, meu complemento sexual, referencial de confiança e alguém com disposição à consertar dando e aceitando o perdão, e assim sendo, teremos no outro ou na outra, “osso dos meus ossos e carne da minha carne”.
Rev. Elizeu Eduardo

COMUNICAÇÕES

FAMÍLIA NO ALTAR DA INTERCESSÃO
Neste mês a família escolhida para intercessão foi a de nossas irmãs Rosangela e Rosana. Estejamos orando por esta família.

MOMENTO DIACONAL
Queridos irmãos a Junta Diaconal está fazendo a campanha do agasalho para o Centro de Integração Social CRESBH. São 35 crianças precisando de um agasalho,cobertor para este inverno e muita oração. Que Deus nos abençõe.

CERIMÔNIA DE CASAMENTO



ANIVERSARIANTES

14/06 - Nilcélio e Denise

ESCALA

"CLIQUE PARA VISUALIZAR"

AGENDA DE NOSSO SÍNODO E IGREJAS

20/06 (Sábado) - Congresso Bienal da Sinodal de UPHs na I.P. Tarumã (8 horas).
26 e 27/06 (Sexta e Sábado) - Congresso Bienal da Sinodal de SAFs - I.P. Central Curitiba.
26 e 27/06 (Sexta e Sábado) - Workshop Tesouraria - I.P. Central Curitiba.
27/06 (Sábado) - Culto de ação de graças pelos 150 anos da I.P.B. - I.P. Central Curitiba.
11/07 (Sábado) - Reunião do Sínodo - I.P. Boa Vista.
25 e 26/07 (Sábado e Domingo) - Aniversário da I.P. Boqueirão.
01/08 (Sábado) - Culto do Amigo promovido pela FUPHs. - I.P. Boqueirão.
22/08 (Sábado) - EMUSA - I.P. Boqueirão.