domingo, 16 de outubro de 2011

Nº 592 - ano XI - 16 de outubro 2011


TEMA MÊS: "A REFORMA DA REFORMA"
TEMA ANUAL: "IDE E FAZEI DISCÍPULOS"
Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. "

MENSAGEM

"A FÉ REFORMADA"
“Pela Graça Sois Salvos Mediante a Fé, e Isso não Vem de Vós, é Dom de Deus
Efésios 2:8
   
“Vivemos  uma enxurrada de "Fés para todo os gostos".

Estamos enfrentando uma mudança estrutural tremenda, jamais vista na história da humanidade, no que diz respeito à forma de pensar, relacionar e crer. Vivemos o pluralismo da fé. Há Fé de todos os jeitos: fé na fé do outro,  fé na revelação, fé na experiência pessoal, fé na oração, fé na força mental, fé na resposta da oração, fé no pensamento positivo, fé na fronha ungida para ter bons sonhos, fé na água benzida ou ungida, fé na imagem, fé no pastor, fé em quem morreu, fé para todos os gostos. Não podemos ficar cegos diante desta mudança. “Conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns, havendo rejeitado, naufragando  no tocante à fé;” I Tm. 1.19
Se tínhamos a Fé Racionalista na Era pós-moderna dominando a forma de pensar e crer da sociedade, resistindo ferrenhamente as Boas Novas da salvação,  sem dúvida temos agora a Fé Irracionalista como marca da Era pós-moderna, que aceita tudo sem nenhum critério.  O que é tolo e sem nexo, é pregado, é cantado, é aplaudido e até recebe culto.
O Irracionalismo como o Racionalismo elementos  são hostis ao Evangelho de Jesus Cristo.  Enquanto na era passada as mentes críticas careciam de provas racionais da existência e poder de Jesus Cristo; hoje as mentes vêem Jesus e o Evangelho como algo a mais no mundo místico das religiões e seitas, aceita-se facilmente, mas sem fazer diferença, como se fosse uma proposta a mais, apenas mais um opção entre tantas.
Entre tantas “fés” e uma enxurrada de vozes de discórdia, a Fé Reformada  tem neste momento grande êxito. Neste caos de seitas e religiões,  nesta maré de lideres confusos quanto ao que pregar para agregar, o resgate das bases doutrinárias da Fé Reformada, pode oferecer um porto seguro, para o depósito da fé daqueles que buscam a Verdade. “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Romanos 1.17
A visão  Reformada entende a fé como dom de Deus.  Tem seu foco em  Jesus Cristo. Sua base está não no individuo, nem no coletivo, nem no racional e muito menos está no irracional. A base da fé Reformada é depositada na Graça Divina revelada em sua Palavra, única Regra de fé e prática.
Nosso objetivo com este artigo é para que neste momento em que a moda é a espiritualidade por desejo, sem moral e sem verdade, estejamos atentos para não deixarmos  o entretenimento assumir o lugar da doutrinação, e o shows assumir o lugar da  pregação a Palavra. Fujamos das “fés temporárias” e abriguemo-nos na Fé Salvadora. [Calvino] “Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus.” Mc. 11:22.
Rev. Elizeu Eduardo


OS REFORMADORES - SAF

John Knox nasceu em 1514, próximo à cidade de Haddington, na Escócia, faleceu em  24 de novembro de 1572, em Edimburgo. Fez sua pública profissão de fé em 1545, dizendo que o início de sua cultura reformada se deu quando ainda jovem estudara Agostinho e Jerônimo. Durante os seis anos que passou em Genebra, inteirou-se com Calvino acerca de sua visão sobre adoração, teologia e política da igreja, adotando-as por entendê-las em perfeita consonância com a Bíblia. Em 1560, levou o Parlamento da Escócia a abraçar a Reforma Protestante, estabelecendo o presbiterianismo e a primeira igreja presbiteriana – Church of Scotland ou Kirk. Foi ele quem sistematizou a liturgia do culto, ordenando serviços religiosos na língua local e colocando a palavra como ponto central de tudo, reafirmando, assim, um dos “solas” da reforma – sola scriptura. Em sua obra chamada “Uma Vindicação da Doutrina de que o Sacrifício da Missa é Idolatria”, Knox declara “toda adoração, honra ou serviço inventada pela mente do homem na religião de Deus, sem Seu expresso mandamento, é idolatria. A Missa foi inventada pela mente do homem, sem qualquer mandamento de Deus; portanto, ela é idolatria”, e “blasfema à morte e paixão de Cristo” (in Adoração Verdadeira e Falsa). Desejava Knox fosse restaurada a verdadeira adoração a Deus e que os ídolos mortos fossem substituídos pela pregação da palavra viva. Em 1560, Knox e os Lordes da Congregação iniciam a reforma na Escócia, pondo fim ao domínio papal na igreja escocesa, declarando a missa ilegal, revogando os decretos contra os protestantes (que até então eram considerados hereges), redigindo a confissão de fé Escocesa (de inspiração calvinista, que prevaleceu até a adoção da confissão de fé de Westminster) e organizando a igreja em Presbitérios, Sínodos e Assembléia Geral. Em 1572, mesmo após um ataque de paralisia, retornou ao púlpito, para, logo após a noite de São Bartolomeu (24/08/1572), animar seus conterrâneos para que não fraquejassem. Depois de três meses, após meditar em I Co 15, que trata de ressurreição, faleceu louvando a Deus. “As marcas, sinais e símbolos seguros pelos quais a imaculada noiva de Cristo é distinguida da horrível meretriz, a falsa igreja, nós afirmamos, não são nem antiguidade, nem título usurpado, sucessão linear, lugar indicado, número de homens que provocam o erro... As marcas da verdadeira igreja, portanto, nós cremos, confessamos e admitimos ser: primeiro a pregação da verdadeira Palavra de Deus, na qual Deus nos tem revelado a si mesmo, como os escritos dos profetas e dos apóstolos declaram; segundo, a correta ministração dos sacramentos de Cristo Jesus, com os quais devem ser associadas a palavra de Deus e a promessa de Deus para selá-las e confirmá-las em nossos corações; e, por último, disciplina eclesiástica corretamente ministrada, como a Palavra de Deus prescreve, com a qual a imoralidade é reprimida e a virtude é alimentada.” (Confissão Escocesa 18).



FALTAM 63 DIAS PARA A  CONSAGRAÇÃO DO NOSSO TEMPLO MARCADA PARA DIA
18 DE DEZEMBRO


MISSIONÁRIO DO MÊS



COMUNICAÇÕES

CELEIRO DE ORAÇÕES
Lembrem de nossos irmãos que estão precisando de nossas orações:
  • Pelo Trabalho de Cooperação entre UMP e Escola Donatila, com as crianças neste próximo sábado;
  • Tia Nida, que está se recuperando bem de sua queda e fratura no fêmur;
  • Construção de nossa igreja, que já está na fase de acabamento;
  • Dna Beth, que está se recuperando de cirurgia e se preparando para a próxima;
  • Dna Zefinha, com alguns problemas de saúde;

TIA ZENAIDE CONVIDA...

-“Seja um voluntário para o projeto:
EVANGELIZANDO AS CRIANÇAS DA FAVELA.”
Todos os sábados às 14 horas.

CONFRATERNIZAÇÃO DA SAF

A Secretaria de Cultura realizará a confraternização  de Final de Ano da SAF,  no dia 19/11 às 15:00h no café colonial Casa Bela, em São José dos Pinhais/PR. O valor do café será de R$ 17,00. Para realizar a reserva informe seu nome e o adiantamento no valor  de R$ 10,00 para a irmã Neusa Fernanda até hoje a noite. Contamos com a participação de toda SAF da IPB Hauer.
CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

MÊS DE OUTUBRO – TODO DEPARTAMENTO DA IGREJA ESTARÁ MINISTRANDO PELO CULTO MATINAL SOBRE UM DOS REFORMADORES
09/10 - UPH – Úlrico Zwínglio
16/10 - SAF – John Knox
23/10 - UMP – Lutero
30/10 - UPA – Calvino
06/11 - UCP - João Huss

IMPACTO SOCIAL EVANGELÍSTICO - CIC
Se prepare e contribua com esse trabalho da Federação de UPH's do PARC. Será dia 22 de outubro apartir de 8:00h, em frente a IPB CIC.
Compareça, ore e ajude a nossa UPH.





GRUPOS FAMILIARES DO HAUER
Confira a escala das reuniões e seu grupo. Qualquer dúvida ou sugestão, é só procurar os diretores Rev. Elizeu e Rev. Auverânio.

"CLIQUE NA TABELA PARA AMPLIAR."


ANIVERSARIANTES

Feliz Aniversário:
16/10 - Enio e Jaqueline
17/10 - Nilton Baptista



ESCALAS


"CLIQUE NAS TABELAS PARA AMPLIAR"
AGENDA GERAL


22/10 - Impacto Evangelístico Social CIC - 8:00h;
31/10 - Dia da Reforma Protestante;