domingo, 21 de maio de 2017

Nº 860 - ano XVII - 21 de maio de 2017


TEMA ANUAL:
"VIVENDO EM SANTIDADE E PROCLAMANDO A VERDADE"

TEMA DO MÊS:
"A FAMÍLIA QUE FAZ DIFERENÇA"

A FAMÍLIA QUE FAZ DIFERENÇA

"Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." Heb. 12.8

Em domingos anteriores abordamos o papel da família em duas áreas: a família como a primeira mãe e mentora e das relações sociais e a família como agência motivadora e inspiradora da vida. Hoje pensaremos sobre o papel disciplinador da família na vida dos seus membros. Sabemos que os presídios aumentam em número cada vez maior em nosso país, e se formos à fonte de toda questão, chegaremos à célula primeira da sociedade que é a família. Não é por acaso que a Palavra de Deus trata do tema com austeridade e clareza. ‘‘Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá’’. [Provérbios 23:13]. Isto de forma alguma deve ser confundido com violência e espancamento como se observa em muito nos lares desprovidos da graça. Uma coisa é o exercício da disciplina, outra coisa é violência infantil, não confundamos as coisas; a esta última repudiamos. Vara é em último caso - quando se esgotarem outros meios, disciplina é em todo momento que se fizer necessário.
Nosso texto de Provérbios, ressalta o princípio do exercício da disciplina e não do uso desconexo da vara. Com tristeza temos visto filhos e filhas morrendo cada vez mais cedo e muito pranto e choro dos pais que perdem seus filhos de forma drástica. Isto não ocorre em nossa sociedade por causa de excesso de disciplina dos pais, mas, na maioria das vezes, por causa da falta de disciplina total. A família equilibrada e corretamente informada não pode fugir da responsabilidade de disciplinar seus filhos, o Estado não pode interferir neste quesito, a não ser em caso de violência infantil.
Mesmo contrariando o “espírito de época” devemos continuar a dar o devido crédito àquilo que chamamos de única regra de fé e prática, a Bíblia que é dada pelo originador da família, como manual de vida e luz para nossos caminhos. ‘‘O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o disciplina.’’ [Provérbios 13:24]. Precisamos exercer a disciplina coerente e construtiva, a vara sem disciplina é apenas tortura, a vara com disciplina e amor, e quando absolutamente necessária, poderá evitar os cassetetes do moralmente falido Estado em que vivemos. A disciplina exercida com amor gera consciência de respeito, caráter ajustado e comportamento adequado. Que Deus nos ajude ao exercício da disciplina familiar, caso contrário, teremos que construir mais casas de detenções para menores e maiores e fortificados presídios para os futuros adultos.
Rev. Elizeu Eduardo



CELEIRO DE ORAÇÕES

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tg 5:16
  • Ore pelo Renatinho, sua mãe Bruna, seu pai e irmãs. Que Deus continue a lhe abençoar no seu tratamento e conduzir os médicos que o assistem;
  • Ore pelo Rev. Jav. e sua família. Que Deus possa conduzir seu servo, seu ministério e família em segurança na sua nova empreitada;
  • Ore também pelos queridos irmãos: Dna Afra, Dna Neusa, Dna Sebastiana, Dna Terezinha, Cice, Sr. Eurico, Dna Terci. Estes amados passam por tratamento de saúde e precisam das nossas orações;
  • Continue orando pela Congregação da Vila São Pedro - CVSP, pela Congregação do Pinheirinho e pelos irmãos de Guaraqueçaba e Batuva;
  • Ore pelos Congressos Sinodais das Forças de Integração, que acontecerão no mês de junho. Também pelo Reunião Ordinária do Sínodo de Curitiba, que acontecerá no 2º semestre;
  • Oremos pela nossa Junta Diaconal, todos os Diáconos e suas famílias;
  • Ore pelo nosso Pastor, pelos Presbíteros e as ações tomadas pelo nosso Conselho. Que todos possam ser dirigidos e orientados por Deus.
"Compartilhe conosco seu pedido de oração ou agradecimento. Estaremos orando com você neste espaço e também às 3ªs feiras, em nossa reunião de oração na IPB Hauer. Você é nosso convidado."

AVISOS

CAMPANHA DO AGASALHO









CONGRESSO SINODAL DE SAF
Nossa igreja sera sede do Congresso Sinodal de SAF’s que iniciará na próxima 6ª feira, dia 02/06, com um culto às 20:00h, para o qual toda a igreja está convidada. As atividades do Congresso retomaram no Sábado pela manhã até a tarde.
Oremos pelas nossas Auxiliadoras e pelo nosso Sínodo de Curitiba.

ALIMENTOS - AÇÃO SOCIAL
Até o 4º Domingo do mês traga, óleo, para a creche CENAZA e alimentos para as Cestas Básicas, montadas e distribuídas pela Junta Diaconal. Algumas famílias têm sido abençoadas pelo alimento físico e também pelo espiritual. Ore e colabore.

CORAL CELEBRAI
O Coral Celebrai irá, na próxima 6ª feira - dia 19/05, realizar mais um ‘‘Sons da Esperança’’. Dessa vez no Hospital Cajuru. Oremos por mais este trabalho do nosso Coral.

REUNIÃO DE ORAÇÃO
Quer experimentar um momento de intimidade com Deus? Participe conosco, toda 3ª feira às 20:00h, da Reunião de Oração na IPB Hauer e também na Congregação de Vila São Pedro. Participe e venha orar conosco.

CLASSE DE CATECÚMENOS
A Classe de Catecúmenos iniciará no próximo Domingo. Procure a Secretaria da Escola Dominical Milene ou os professores, Presb. Mário, Presb. Gerhard e Pastor Elizeu para mais informações. Não espere mais, venha se preparar para sua Pública Profissão de Fé.

MISSIONÁRIO DO MÊS
Gerson e Marília Troquez
SENEGAL
Continue orando pelos Missionários desse mês. Quer saber mais informações sobre seu Ministério? Acesse sua última carta em:

http://apmt.org.br/cartas-de-missionarios/rev-gerson-troquez-e-marilia-guine-bissau-28-02-2017-418

ANIVERSARIANTES

ESCALAS







DATAS COMEMORATIVAS
MAIO
21 (3º domingo) - Dia Nacional do Jovem Presbiteriano
JUNHO
08 - Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano
12 - Instalada a Sociedade Bíblica no Brasil