domingo, 25 de julho de 2021

Nº 1.056 - ano XXI - 25 de julho de 2021, Online

      TEMA ANUAL: "CUIDANDO UNS DOS OUTROS COM AMOR"

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” I João 3:16

TEMA DO MÊS: ‘‘AMANDO E APRENDENDO COM NOSSOS IDOSOS ’’


COMO A IGREJA CONTEMPLA O IDOSO
"Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei." Isaías 46:4

Aceitar a velhice é um desafio tanto para o idoso como para aqueles que estão à sua vota; principalmente, a família da fé do idoso, ou seja, a igreja da qual ele é membro e na qual dedicou muito tempo de sua vida. Ambos precisam se aceitarem mutuamente para que haja uma convivência rica e amadurecida. O idoso, quando fiel membro, cria uma relação muito profunda e importante com a Igreja e isto não pode ser desconsiderado. Podemos nos certificar disto de forma clara, principalmente nesta época de pandemia, onde notamos que os mais desejosos de voltar aos cultos presenciais são os idosos. Isto posto, cabe-nos, como igreja que somos, uma reflexão muito necessária sobre o papel pedagógico acolhedor e espiritual da Igreja na vida dos idosos, e o papel relevante dos idosos na vida da Igreja em dias atuais. Sabemos que muitos idosos, dado a várias situações de enfermidades e limitações impostas pelos anos, acabam se tornando mais teimosos, e consequentemente resistem mais às mudanças necessárias exigidas pelo contexto de pandemia. Por um outro lado, muitas igrejas além de não terem nenhum programa ou secretaria que os assistam neste momento, são intolerantes por demais com aqueles que estão vivendo a época dos cabelos brancos sendo impedidos da comunhão com os irmãos.  Creio, que a igreja que deseja se postar como relevante para o momento atual, deverá contemplar o idoso com olhar convertido às suas limitações, mas sem passar à eles a ideia de geração standbay. Com todo respeito tratá-los como essenciais à vida da Família da Fé, dando-lhes lugar de honra, que lhes é de direito. A palavra chave deste cuidado para com nossos idosos, é aquela dita pelo próprio Senhor, conforme o texto inicial de Isaías: Sustentação. “Na velhice eu os sustentarei”. Devemos como Igreja, prover sustentação biopsicosocial e espiritual aos nossos idosos, pois trata-se de um ser completo, com carências não somente físicas, mas emocional, relacional e espiritual. Ao mesmo tempo, a igreja que deseja ser relevante sem deixar de ser bíblica, deve contemplar as bênçãos outorgadas à família da fé, com a presença experiente e madura do idoso em seu meio. Esta geração de heróis pode oferecer muita ajuda na construção de valores essenciais a vida. Devemos dar sustentação tecnológica para que não se sintam excluídos da igreja online também. Eles tanto têm dinheiro suficiente para adquirirem um aparelho de ponta, como também são capazes de aprender, desde que os mais novos, que dominam melhor toda a parafernália tecnológica atual, ofereçam sustentação no aprendizado mínimo necessário, para lidarem com a tecnologia das plataformas de transmissão. Fazendo link  com o nosso tema anual, ensinar nossos idosos com amor é uma grande demonstração de amor acolhedor.
Rev. Elizeu Eduardo



Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
(clique na imagem acima).

LITURGIA - CULTOS ONLINE

PROGRAMA DE CULTO MATINAL - 25/07/2021 
Prelúdio 
Boas-vindas – Salmo 121
Oração 
Hino 17
Texto para contrição – Sl 51, 1-10
Oração de confissão 
Louvor 
Reflexão matinal 
EBD

PROGRAMA DE CULTO VESPERTINO 
FILHOS DA ALIANÇA
Momento de interlúdio - Ao som do piano 
Recepcionando o povo de Deus
SALMOS 134
Hino 42
Oração invocatória 
FILHOS DA SANTIDADE  
I Pedro 1.13-16
Hino 128
Oração de confissão de pecados 
 A TI LOUVOR E ADORAÇÃO
Grupo de louvor 
Oração de louvor 
AOS TEUS PÉS PARA TE OUVIR 
Mensagem 
Hino 299
Oração 
Oração Dominical 

 

CELEIRO DE ORAÇÕES
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tg 5:16;

Diác. Christian
Mt 26:39, 42 - Jesus Cristo nos ensinou muitas coisas, sendo uma das melhores, a comunhão com o Pai.
A oração era um privilégio na vida de Jesus. Deveria também ser na nossa vida

Motivos de Oração da Semana:
1. Ações de Graça por tudo que o Senhor tem feito por nós, em primeiro lugar, pela salvação que temos em Cristo Jesus, por desfrutarmos de paz, pela vida e pelo sustento, pela igreja, por tudo que Ele tem dado a nós;
2. Pela cunhada da Eliane (irmã do Pb. Gerhard), que iniciou o processo de quimioterapia, mas está com o rim bem danificado e também sua vida emocional; pelo missionário da APMT na Mongólia Lucas e sua família, pelo menino Aijan que foi por eles evangelizado; pela família do Sr. Gustavo Silva (diretor da empresa do Sr. Laertes Torrecillas) que faleceu de Covid; pela Srª Úrsula (mãe do diác. Silvio), com problemas de saúde.

"Compartilhe conosco seu pedido de oração ou agradecimento. Estaremos orando com você neste espaço e também às 3ªs feiras, em nossa reunião de oração na IPB Hauer. Você é nosso convidado."

AVISOS

UPA - DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO
Parabéns aos nossos adolescentes pelo seu dia.

CULTOS E REUNIÕES - PRESENCIAIS
Com o relaxamento das condições de restrição da pandemia em Curitiba e região, retomamos nossas atividades no templo com limitação de presença de 30 pessoas. O Culto Matinal, Escola Dominical e Culto Vespertino de domingo continuam também sendo transmitidos pelos canais da IPB Hauer no Youtube, e a Reunião de Oração de 3ªfeira, também pelo ZOOM, como estamos fazendo durante esse tempo de pandemia. Mas lembre-se das recomendações de prevenção à transmissão e contaminação do Coronavírus, feitas pela Secretaria de Saúde Municipal, com as seguintes ações:
- limite de 30 pessoas presentes;
- distância mínima de 1,5m entre as pessoas;
- uso de máscara todo o tempo de permanência dentro do templo;
- limpeza e desinfecção das mãos com álcool gel 70%;
- aferição da temperatura corporal na entrada do templo;
- recomendação para que pessoas de grupos de risco, idosos, crianças e que apresentam qualquer sintoma de doença acompanhem as transmissões online, não indo até as atividades presenciais na igreja;
Ore para que Deus sempre nos conduza segundo a Sua eterna e boa vontade e para que logo tenhamos a possibilidade de terminar com todas as restrições e voltar ao convívio normal com os irmãos.

AÇÃO SOCIAL - GFH's
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Continue enviando suas doações para a igreja, ainda temos muitas pessoas que estão precisando nesse momento, basta conversar com o líder do seu grupo familiar. Também se souber de alguém que esteja passando por alguma necessidade, pode informar ao Diác. Nilton ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.

ANIVERSARIANTES


ESCALAS

AGENDA

DATAS COMEMORATIVAS
JULHO
01 a 31 – Mês dos Pastores Jubilados e Viúvas de Pastores
09 – Dia do Diácono*
25 (4º Domingo) – Dia do Adolescente Presbiteriano**

AGOSTO
01 (1º Domingo) - Dia do Presbítero
02- Dia do Doador de Sangue Presbiteriano
08 (2º Domingo) - Dia dos Pais
12- Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões


*No calendário eclesiástico da Igreja Presbiteriana do Brasil, 9 de julho é o dia do Diácono. Essa data foi escolhida por ser aniversário da ordenação dos primeiros diáconos presbiterianos no Brasil. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, reunida no dia 02/04/1866, elegeu os primeiros oficiais daquela igreja. Os diáconos eleitos foram devidamente instruídos e ordenados no dia 09/07/1866.

**A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fruto do ministério de Dorcas Araújo Machado. A irmã Dorcas percebeu a necessidade de se trabalhar com o grande número de adolescentes que chegavam mais cedo aos cultos e que não possuíam nenhuma atividade direcionada. Solicitou, então, o uso de um dos salões da igreja, o que o Conselho aprovou, nascendo daí a União Presbiteriana de Adolescentes. Ali se trabalhava com evangelismo pessoal, teatro, gincanas bíblicas, louvor e etc. Outras igrejas acompanharam a ideia, e muito rapidamente a UPA já estava em vários estados do Brasil, estruturando-se em UPAs locais, federações e confederações.
Uma outra, e também bonita parte da história, se dá em Governador Valadares – MG. Embora tenha data anterior, designou-se no início como Departamento de Adolescentes. Em 10 de Outubro de 1954, o Departamento Secundário da Escola Dominical organizou este Departamento de Adolescentes, sob orientação da irmã Gracia Maria Galati Oliveira. Havia até um lema próprio, que era alvo do departamento, em que se proclamava “Levar os jovens a fazer o propósito de amar ao Senhor Jesus e nunca se separar dele”. Foram 32 sócios arrolados naquele dia e o moto escolhido foi o texto de Eclesiastes 11.9. Anos mais tarde, em 1989, a mesma 1ª Igreja Presbiteriana de Governador Valadares acolheria o 1º Congresso Nacional de Adolescentes Presbiterianos.
FONTE: https://upa.org.br/sobre/