TEMA ANUAL: "CUIDANDO UNS DOS OUTROS COM AMOR"
“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” I João 3:16
TEMA DO MÊS: ‘‘MANTENDO NOSSA IDENTIDADE CRISTÃ’’
IDENTIDADE CRISTÃ
“Vós, porém, sois...” [I Ped. 2.9]
O que somos, determina aquilo que fazemos e propagamos, enquanto vivemos. Um cantor, canta e propaga a música; Um escritor, escreve e propaga a sua literatura; um engenheiro constrói edifícios e propaga suas obras, e assim por diante. O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, em um momento de cruel e predadora perseguição aos cristãos, faz questão de trazer-lhes a memória, quem eram eles: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. ” 1 Pedro 2:9.
Tanto em tempos de perseguições onde a vida corre-se risco; como em tempos de relaxamento social, marcado pela ausência de comportamentos fixos, e pela existência sem essência, saber quem somos evitará o “dissolver do ser” no meio desta massa indefinida, que se chama sociedade diluída. Saber quem somos, ajuda-nos a saber aonde estamos e para onde estamos indo. Quando temos informações claras sobre nossa identidade de povo de Deus, não nos perdermos em meio ao oceano social das indefinições.
Neste versículo temos quatro informações preciosíssimas sobre nossa identidade cristã. Primeira: Ratificação de nossa Eleição – Faz nos lembrar de que Deus nos elegeu na eternidade como geração eleita. Isto nos dá imenso conforto e grande segurança [Efe. 1.4]. Segunda verdade: Lembra-nos de nossa consagração - A função do sacerdócio real é servir ao povo junto as suas carências, é nossa missão servir nossos irmãos e ao corpo de Cristo. O sacerdote é aquele que primeiramente é escolhido, depois consagrado por Deus para ouvir do povo e levar até Deus. Somos assim agentes consagrados, nação santa dentro da nação geral, separados deste mundo para uma missão divina nobre. Terceira informação: Somos povo adquirido. [Efe. 2.10] Isto nos faz recordar da nossa Redenção – Mesmo sendo eleitos na eternidade, estávamos mortos em nossos pecados e espiritualmente separados do favor de Deus. Fez-se necessário o resgate, e Jesus foi o resgatador e redentor, ele respondeu pelos pecados que nos mantinham separados de Deus. [Efe. 2. 1-2]. Quarta e última informação: alerta-nos para a Proclamação. Proclamar as virtudes daquele que nos redimiu, o Cristo Filho amado de Deus. Ser testemunhas de Cristo e falar ao mundo sobre suas virtudes transformadoras e redentoras. [Mat. 28.18-20].
Cônscios destas informações sobre nós mesmos, podemos tamponar à luz da Palavra de Deus, quaisquer ameaças que tentem fragmentar nossa identidade cristã. Sejam perseguições a nossa fé, ou sejam os vazios da existência humana, que ameaçam fragmentar-nos como pessoa integral, roubando assim nossas convicções e essência de vida espiritual.
Rev. Elizeu Eduardo
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
(clique na imagem acima).
ou no Facebook: https://www.facebook.com/ipbhauer
LITURGIA - CULTOS ONLINE
PROGRAMA DE CULTO MATINAL - 29/08/2021
NAÇÃO SANTA
• Prelúdio
• Boas vindas
• I Pedro 2. 1-5
• Oração
• Hino 40
POVO ADQUIRIDO
• I João 2. 5-7
• Oração de confissão
• Louvor
SACERDÓCIO REAL
• Reflexão matinal
• Oração
• EBD
PROGRAMA DE CULTO VESPERTINO
VIDAS REDIMIDAS PARA SEU LOUVOR
• Prelúdio
• Recepcionando o povo de Deus
• Salmos 122
• Hino 22
• Oração invocatória
CORAÇÕES PERDOADOS E RENDIDOS AO SENHOR
• Contrição Tiago 4. 1-10
• Hino 79
• Oração de confissão de pecados
• Profissão de fé
VIDAS QUE LOUVAM COM GRATIDÃO
• Grupo de louvor
• Oração de louvor
ALMAS AQUIETAS AOS PÉS DO MESTRE
• Mensagem
• Hino 155
• Oração
• Bênção final
CELEIRO DE ORAÇÕES
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tg 5:16;
24/08/2021 - Reunião online
Sr. Laertes: At1:14 Somos perseverantes em oração?
Se colocássemos a oração como prioridade em nossas vidas, todas as demais coisas seriam diferentes.
Motivos de Oração da Semana:
Motivos de Oração da Semana:
1. Pelos que estão esfriando na fé;
2. Pela nossa igreja, pelos pastores, presbíteros, diáconos; pelo Coral Celebrai e pela vida da Miriã e família; pelos idosos; pelos que têm se achegado recentemente;
3. Pela igreja perseguida;
4. Pela nossa nação;
5. Ações de graças: pela vida do pai do Pb. Luís, que comemora seu aniversário, a Malu agradece pela troca dos dentinhos; pela segunda dose da vacina da Sarinha, do diác. Silvio e do Mário; pelo retorno da família do Eliú; Jaque agradece pela saúde, pela família, pelo trabalho; Milene agradece pelo sustento que Deus dá às nossas atividades; pela D. Úrsula, que conseguiu agendar a cirurgia para até o dia 3 de setembro; Sr. Laertes agradece pela vida e pela família;
6. Intercessão: Mariety pede pela empresa, em cuja filial, 9 pessoas estão com Covid, em especial, pelo William, em estado grave; pela Duda, que perdeu a avó que a criou; pela família enlutada do nosso irmão Marlon, da Cong. Pinheirinho, que perdeu a avó.
"Compartilhe conosco seu pedido de oração ou agradecimento. Estaremos orando com você neste espaço e também às 3ªs feiras, em nossa reunião de oração na IPB Hauer. Você é nosso convidado."
AVISOS
CULTOS E REUNIÕES - PRESENCIAIS
Com o relaxamento das condições de restrição da pandemia em Curitiba e região, retomamos nossas atividades no templo com limitação de presença de 30 pessoas. O Culto Matinal, Escola Dominical e Culto Vespertino de domingo continuam também sendo transmitidos pelos canais da IPB Hauer no Youtube, e a Reunião de Oração de 3ªfeira, também pelo ZOOM, como estamos fazendo durante esse tempo de pandemia. Mas lembre-se das recomendações de prevenção à transmissão e contaminação do Coronavírus, feitas pela Secretaria de Saúde Municipal, com as seguintes ações:
- limite de 30 pessoas presentes;
- distância mínima de 1,5m entre as pessoas;
- uso de máscara todo o tempo de permanência dentro do templo;
- limpeza e desinfecção das mãos com álcool gel 70%;
- aferição da temperatura corporal na entrada do templo;
- recomendação para que pessoas de grupos de risco, idosos, crianças e que apresentam qualquer sintoma de doença acompanhem as transmissões online, não indo até as atividades presenciais na igreja;
Ore para que Deus sempre nos conduza segundo a Sua eterna e boa vontade e para que logo tenhamos a possibilidade de terminar com todas as restrições e voltar ao convívio normal com os irmãos.
AÇÃO SOCIAL - GFH's
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Continue enviando suas doações para a igreja, ainda temos muitas pessoas que estão precisando nesse momento, basta conversar com o líder do seu grupo familiar. Também se souber de alguém que esteja passando por alguma necessidade, pode informar ao Diác. Nilton ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.
AÇÃO SOCIAL - ÓLEO CMEI CENAZA
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teoólica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que já possui 4 publicações, além das palestras e estudos realizados. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
CONFERÊNCIA TEOLÓGICA- SOLI DEO GLÓRIA, IPB HAUER
Vem aí, a Conferência Teológia "Soli Deo Glória: Objetivo Eterno de Todas as Coisas" realizado pelo Grupo de Estudos Teológicos da IPB Hauer. Anote em sua agenda!!!
AGENDA
DATAS COMEMORATIVAS
AGOSTO
01 (1º Domingo) - Dia do Presbítero*
02- Dia do Doador de Sangue Presbiteriano
08 (2º Domingo) - Dia dos Pais
12- Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
SETEMBRO
08 – Dia dos Seminários e Seminaristas
19 (3º Domingo) – Dia da Escola Dominical
Nota:
*Dia do Presbítero 1º Domingo de agosto (ou 05 de agosto na época)
A primeira igreja presbiteriana no Brasil – a IP do Rio de Janeiro – foi organizada em 12 de janeiro de 1862. Em 7 de julho de 1.866 houve a eleição dos primeiros presbíteros (2). A primeira vez que um Presbítero (Willian D. Pitt de São Paulo – capital) participou como membro do concílio, foi na 4ª reunião do Primeiro Presbitério da IPB, realizada em São Paulo de 5 a 8 de agosto de 1868. Sendo assim, foi instituído o dia 5 de agosto como Dia do Presbítero, sendo que em algumas igrejas a data é comemorada no primeiro domingo de agosto.
Extraído do site www.saf.org.br