domingo, 6 de fevereiro de 2022

Nº 1.081- ano XXII - 06 de fevereiro de 2022, Online

          TEMA ANUAL: "EXPERIMENTANDO A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS"

 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm. 12:2

TEMA DO MÊS: ‘‘CORAGEM’’

CORAGEM PARA VENCER OS DIAS DIFÍCEIS 
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." II Tm. 1.7.

Excelentes iniciativas deixam de prosperar mesmo sendo elas relevantes e magníficas. O que então as impedem de prosperar? Quase sempre a causa está na ausência de coragem para dar continuidade naquilo que se iniciou. Todavia surge uma pergunta: quem rouba de nós a coragem impedindo-nos da sequência? Quando observamos pelas ruas ou nas mídias, lindos e prefeitos projetos arquitetônicos levados a cabo, deles nos admiramos e ficamos fascinados diante de tanta beleza arquitetônica concluída. Porém, quantas vezes também achamos horrível e até nos indignamos diante de um projeto arquitetônico, que até teve início, mas por alguma razão foi abandonado e virou escombros.
Em nossa vida também podem existir boas iniciativas que se perdem pelo meio do caminho por falta de coragem de nossa parte. Começamos animados e motivados, mas vindo os desafios e obstáculos, achamos mais confortável desistir. Desta forma vai-se acumulando escombros de projetos iniciados, mas nunca terminados. Iniciativa para começar de nada vale se não existir coragem para dar prosseguimento ao projeto iniciado.
Neste editorial, objeta-se fazer ressurgir no leitor o ânimo e a coragem que muitas vezes tentam nos abandonar em meio aos enfrentamentos que temos pela vida a fora. Não se trata de autoajuda, mas de ajuda do alto, pois é na bendita Palavra do Senhor que vamos nos basear. Segundo o texto acima, o jovem Timóteo é encorajado pelo seu tutor, apóstolo Paulo, a fazer reviver o dom que lhe fora concedido, para desenvolvimento da obra pastoral junto a Igreja em Éfeso. Se faz necessário lembrar aos leitores que a coragem aqui exigida não é para exibição ou promoção pessoal, como muito se propaga em nossos dias, mas a coragem é para viver de forma  santa e a não ter vergonha de testemunhar a respeito de Jesus Cristo, poder de Deus para salvação; e também coragem para não se envergonhar do seu próprio tutor, Apóstolo Paulo, que se encontrava encarcerado em prisões por amor a Cristo.
Para que conheçamos a boa e santa vontade de Deus precisamos de coragem, mas para que sejamos instrumentos a fim de que outros venham a conhecer, precisamos ainda mais de coragem. Por esta razão, Paulo insiste com Timóteo para que se fortifique, e transmita a outros, esta mensagem de coragem e fidelidade a Deus. Se fortificar, mas não indo a academia ou aprendendo uma arte marcial, Paulo escreve de forma clara como se fortificar: 2.1 “Tu pois, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus”. Não se trata de audácia como pregam alguns, trata-se de dependência da Graça. É de joelhos dobrados que seremos hábeis para as lutas que teremos de travar enquanto vivemos. Lutas que não são contra a carne e o sangue, mas contra as hostes do mundo espiritual. [Ef. 6.12]. Nós os eleitos de Deus, devemos nos lembrar de que existem toda uma força orquestrada contra nós, os filhos de Deus, a fim de fazer-nos desanimar e desistir de nossas iniciativas construtivas e necessárias.
O Velho Paulo já aprendera a identificar que a sua luta não era contra as pessoas ao seu redor, mas contra algo maior e de ordem espiritual. Por esta razão, mesmo encarcerado e subjugado injustamente, não estava se queixando da vida, nem reclamando dos soldados e da prisão, mesmo neste cenário desesperançoso, trazia incentivo ao seu discípulo que parecia, de alguma forma, estar perdendo as forças. Assim também fora com Pedro, com a maturação espiritual, sabia que suas forças de outrora só o levava a decepar orelhas, mas não para lhe proteger do inimigo maior e feroz: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8. Em respostas as indagações provocadas no texto, concluímos que: Precisamos nestes dias difíceis, onde as pessoas estão desistindo facilmente de tudo, da vida e de si mesmo, de coragem para dar sequência as nossas iniciativas construtivas e assim servirmos de farol para este mundo da descontinuidade. E a recomendação bíblica é clara: fazer reviver nosso dom, e para o colocá-lo ao trabalho do Mestre e não para darmos trabalho ao Mestre. Fortificação na Graça que está em Cristo Jesus; Precisamos de coragem para agir com moderação pois a sociedade está doentiamente desmoderada; e ainda mais, e acima de tudo, precisamos urgentemente de muita coragem para amar, como Cristo nos amou, dando sua vida por amor de nós, pois de corajosos que matam, que odeiam e maltratam, o mundo já está cheio e as igrejas também. Assim agindo, levaremos a termo todos nossos projetos que valham a pena e que nos aproxima da vontade santa de nosso Deus.
Rev. Elizeu Eduardo


Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube

ou no Facebook

Acesse também o Canal do Grupo de Reflexão Teológica no Youtube:
Clique na imagem

LITURGIA DOS CULTOS
PROGRAMA DE CULTO MATINAL - 30/01/2022
UPH – Dia do Homem Presbiteriano
DEUS É O NOSSO REFÚGIO
Prelúdio • Acolhida a Igreja Palavra de Luz – Salmos 30.1-4 Hino 13 Oração ELE, É QUEM PERDOA NOSSOS PECADOS Salmo 32.1-5 Oração Louvor DELE SOMOS E PARA ELE VIVEMOS Reflexão matinal Oração • Escola Dominical

PROGRAMA DE CULTO VESPERTINO
EXULTAI, E ADORAI AO SENHOR! Prelúdio Boas-vindas ao povo de Deus Palavra Santa Romanos 11. 33-35 Hino 3 Oração de invocação BUSCAI O SEU PERDÃO! Hebreus 4. 14-16 Hino 74
Oração audível LOUVE AO SENHOR COM GRATIDÃO! Grupo de Louvor Oração de louvor AQUIETAI-VOS E SABEI QUE ELE É DEUS! Mensagem Oração Hino 266 Santa Ceia Bênção final


CELEIRO DE ORAÇÕES
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tg 5:16;

1. Crescimento espiritual de nossa Igreja e Congregação através do experimentar da Boa, Perfeita e Agradável vontade de nosso Deus; e também, crescimento numérico das mesmas.
2. Gratidão ao nosso Deus pelos 22 anos de nossa Igreja Presbiteriana no Hauer.
3. Pela construção e ampliação de nosso Templo no terreno ao lado.
4. Por um ano de paz, e segurança, livre de pandemias e calamidades.
5. Por retorno ao nosso convívio e comunhão com o corpo de Cristo, daqueles irmãos que se afastaram durante o período da pandemia;
"Compartilhe conosco seu pedido de oração ou agradecimento. Estaremos orando com você neste espaço e também às 3ªs feiras, em nossa reunião de oração na IPB Hauer. Você é nosso convidado."

AVISOS

DESAFIO - SECRETARIA DE ESPIRITUALIDADE
365 dias de leitura da Bíblia.

CULTOS E REUNIÕES - PRESENCIAIS
Com o aumento dos casos de COVID em Curitiba a SMS - Secretaria Municipal de Saúde resolveu adotar a Bandeira AmarelaEstado de Alerta, até o próximo dia 17/02 (última atualização dia 03/02). Assim com as restrições necessárias para o combate ao Coronavírus o Conselho da nossa igreja decidiu manter presenciais apenas a Escola Dominical, Cultos e Reunião de Oração em nossa igreja, respeitando todas as recomendações da SMS:
- Limite de 70% da capacidade de ocupação do templo;
- Manter o distanciamento mínimo de 1m entre os irmãos, evitando o contato físico;
- Uso de máscaras de proteção o tempo todo;
- Uso de álcool gel 70% para higienização das mãos;
- Uso de sanitizante na limpeza e desinfecção dos bancos e área comum do templo após o seu uso (responsabilidade da Junta Diaconal e Zeladoria);
Para mais informações sobre o COVID, restrições e vacinação, acesse o site https://coronavirus.curitiba.pr.gov.br/

RECOLHIDO À MANSÃO CELESTIAL
É com muito pesar que informamos o falecimento do irmão Presb. Adolfo, um dos fundadores da nossa IPH Hauerm que tanto ombreou esforços conosco no trabalho do Reino. Que o Espírito Santo de Deus conforte a Dna Zefinha, sua companheira, Marcelo seu filho e toda a família.

ESTACIONAMENTOS
Com a graça de Deus estamos retomando as atividades totalmente presenciais em nossa igreja, sendo assim, serão abertos os 2 terrenos para estacionamento e agora também a parte interna da igreja, preferencialmente para Idosos, portadores de deficiências, pessoas com problemas de locomoção e que precisem utilizar o elevador. A Junta Diaconal conta com a ajuda e compreensão de todos.

AÇÃO SOCIAL
A nossa campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene continua. Continue enviando suas doações para a igreja, ainda temos muitas pessoas que estão precisando nesse momento, basta conversar com o líder do seu grupo familiar. Também se souber de alguém que esteja passando por alguma necessidade, pode informar ao Diác. Nilton ou ao Pastor Elizeu, que a Junta Diaconal irá fazer uma visita.

AÇÃO SOCIAL - ÓLEO CEMEI CENAZA
Não se esqueça da campanha de doação de óleo de cozinha para o CEMEI CENAZA, no bairro Parolin. Traga sua doação! Ela fará grande diferença para o dia-a-dia e alimentação das crianças que estudam alí.




GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teoólica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que já possui 4 publicações, além das palestras e estudos realizados. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:

ANIVERSARIANTES

ESCALAS

AGENDA

DATAS COMEMORATIVAS
FEVEREIRO
06 (1º Domingo) – Dia do Homem Presbiteriano
13 (2º Domingo) – Dia da Mulher Presbiteriana

MARÇO
10 – Primeiro Culto Protestante no Brasil
11 – Dia da Educação Cristã
25 – Dia da Casa Editora Presbiteriana