domingo, 11 de agosto de 2024

Nº 1.202 ano XXIV - 11 de Agosto de 2024

     TEMA ANUAL: "CONHECENDO E PROSSEGUINDO EM CONHECER AO SENHOR. OS 6.3''

TEMA DO MÊS: "LIÇÕES ATUAIS: AS SETE IGREJAS DO APOCALÍPSE"


A IGREJA DE PÉRGAMO

A cidade de Pérgamo era também uma cidade importante da Ásia menor, rota importante por onde muitos povos passavam, ainda contava com uma biblioteca bem equipada e templos dedicados a vários deuses do mundo greco-romano. Inclusive, ali havia um templo a César. Este era o cenário em que a igreja de Pérgamo estava inserida. Quanto a fundação da igreja de Pérgamo, o que de fato se sabe é que o apóstolo Paulo, durante a terceira viagem missionária, andou pregando em toda a Ásia, isto abre para a possibilidade de que o próprio apóstolo ter iniciado a comunidade cristã em Pérgamo; ou talvez alguém que foi evangelizado por ele durante sua viagem missionária. Todo o conteúdo da carta, está em harmonia com a situação em que a igreja se encontrava e com o contexto de onde estava.
Não era nada fácil ser um cristão naquela cidade. Jesus afirma que a Igreja de Pérgamo estava situada na cidade onde estava o trono de Satanás. De fato, a cidade tinha muitos templos dedicados a vários deuses dos pagãos. A cidade tinha um monumento dedicado ao deus grego Zeus, que era um deus muito reverenciado e adorado no mundo antigo. Outro deus era Asclépio, o deus da cura simbolizado pela figura da serpente, também era altamente cultuado em Pérgamo. Como já visto, Pérgamo era também um centro da adoração ao imperador. O imperador romano, requeria para si o título de deus, e exigia dos seus súditos ser louvado e receber cultos em sua homenagem. Todos os habitantes da cidade eram instados a dizer: “César é Senhor”. Este contexto todo justifica porque Jesus disse lugar onde está o trono de Satanás. Toda a cidade, em seu aspecto social, religioso e econômico era voltado ao turismo religioso, e os cristãos sofriam com esta cultura diabólica, sendo deixados de lado na economia e em seus direitos de cidadãos, e também até mortos, como fora Antipas um fiel cristão daquela época, que segundo a tradição foi morto de um jeito muito cruel, queimado vivo dentro da boca de um touro de metal [uma divindade dos pagãos].
E ainda para complicar, havia o movimento interno de ensinos de doutrinas heréticas de Baalão. Nas páginas do Velho Testamento, Baalão foi um personagem que bolou um plano para seduzir Israel à atos de imoralidade e à desobediência contra Deus (Números 22-25). Então parece que de forma semelhante, na igreja de Pérgamo havia algumas pessoas que estavam participando das festas imorais da cidade como se isso não fosse um problema para a vida prática cristã daquela comunidade. Talvez essas pessoas pensassem que podiam frequentar os festivais pagãos com seus cultos aos ídolos, desde que tivessem dentro de si a certeza de que um ídolo não significava nada. No final, essas pessoas propagavam
a “doutrina dos nicolaítas” que basicamente eram pessoas comprometidas com o mundo (Apocalipse 2:15).
Na carta destinada a Igreja de Pérgamo, Jesus é apresentado como aquele tem em sua boca a espada afiada de dois fios [corrigir/disciplinar ou até mesmo exterminar]. Cristo odeia os nicolaítas de todos os tempos, que ensinam doutrinas contrárias à sua Palavra. O grande problema desta igreja era a tolerância ao erro de alguns líderes que ensinavam doutrinas heréticas, e Ele mesmo promete, caso nada fosse feito, viria batalhar contra estas pessoas com a espada de sua boca. A ordem principal aqui é arrepende-te! – Em dias atuais, também precisamos ser zelosos e não comungar com os heréticos, pois isto atrai a ira divina. Tolerância com ensinos heréticos é tão perigoso a igreja como a idolatria. Outro ponto também é a tolerância com a cultura local, muitos defendem em nossos dias uma participação dos cristãos em todas as festas ditas festas que fazem parte do acervo cultural de nosso pais, estado ou cidade. O conselho final é um só, sem chance de abrir para outra possibilidade: Arrepende-te, ou enfrente a espada da justiça divina.
Rev. Elizeu Eduardo

DIA DO PRESBÍTERO

A Em 1859, Simonton finaliza seus estudos e é ordenado ao Sagrado Ministério. Em 18 de junho do mesmo ano embarca no navio "Banshee" dos EUA rumo ao Rio de Janeiro. Em seu diário, o missionário norteamericano relata sua chegada no dia 12 de agosto. Apesar da dificuldade da língua, Simonton se esforçou e conseguiu vencer as barreiras culturais, depois de alguns anos já conseguia pregar fluentemente em português e iniciou uma Escola Bíblica Dominical. Em 12 de janeiro de 1862, organizou a primeira Igreja Presbiteriana no Brasil, celebrando a Ceia do Senhor. Que com nossas vidas continuemos escrevendo a história de nossa igreja, até que o bom pastor venha redimi-la para glória eterna. Que sejamos uma comunidade sempre evangelizadora e educadora do povo de Deus. Que com amor, devoção e responsabilidade possamos anunciar o Evangelho de Cristo a todos nossos compatriotas. Lembrando sempre que o sucesso na proclamação do Evangelho sempre dependerá também de um testemunho libado de cada um de nós. Que Deus nos abençoe e parabéns a todos presbiterianos!
          – Rev. Elizeu Eduardo

GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:

Clique na imagem para visitar o canal GRT no Youtube

Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
ou no Facebook

AVISOS
ACAMPAMENTO: UMP E UPA

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER
A Assembléia de Westminster foi um dos mais notáveis momentos na luta contra o erro. Diante do caos político e religioso que se instalara , 121 teólogos se reuniram a partir de 1º de julho de 1643 na Abadia de Westminster, em Londres. Convocados pelo Parlamento, eles deveriam definir a doutrina da Igreja em oposição ao arminianismo, além de discutir também o governo eclesiástico e liturgia. O resultado foi a Confissão de Fé de Westminster. A Assembléia também produziu o Catecismo Maior e o Breve Catecismo, obras de grande valor pela sistematização fiel de verdades bíblicas que apresentam e pelo desafio que nos apresentam para que, como nossos antepassados, também confrontemos biblicamente os erros dos nossos dias.
Pergunta 18. Em que consiste o estado de pecado em que o homem caiu?
Resposta: O estado de pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão original e na corrupção de toda a sua natureza, o que ordinariamente se chama pecado original, juntamente com todas as transgressões atuais que precedem dele.
Referências Bíblicas: Rm 5.18,19; Ef 2.1-3; Rm 8.7,8; Sl 51.5

AÇÃO SOCIAL
Não esqueça de trazer à igreja suas doações:
- Alimentos - cesta básica;
- Óleo: Creche Cenaza;
- Leite: Casa Esperança (UPH);

GFH - GRUPOS FAMILIARES DO HAUER
Os Grupos Familiares do Hauer estão em recesso, retornando os estudos nos dias 01 e 02/agosto.

REUNIÃO DE ORAÇÃO
Quer experimentar um momento de intimidade com Deus? Participe conosco, toda 3ª feira às 20:00h. Venha orar conosco. Presencial e online (endereço da reunião online divulgado no Grupo de WhatsApp da Igreja na 3ª feira.
FALANDO DE MISSÕES

ANIVERSARIANTES

ESCALA

AGENDA

DATAS COMEMORATIVAS
AGOSTO
02 – Dia do Doador de Sangue Presbíteriano
04 (1º Domingo) - Dia do Presbítero
11 (2º Domingo) - Dia dos Pais
12 – Dia do Presbiterianismo Nacional e Dia das Missões
SETEMBRO
08 – Dia dos Seminários e Seminaristas
13 – Aniversário da S.A.F
15 (3º Domingo) – Dia da Escola Dominical