TEMA ANUAL: "ANDANDO NO ESPÍRITO. GL 5:25''
TEMA DO MÊS: "UMA COMUNIDADE DE AMOR"
O AMOR IMATURO
''Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.'' IJoão 3.18
Somos uma sociedade de “muitos amores”, mas com pouco amor. Uma pesquisa naFinlândia, diz haver descoberto 18 tipos de amores diferentes, o que nos parece mais uma loucura da sociedade adoecida na qual vivemos. Estes tantos tipos de amores, não nos interessa tratar aqui. Queremos analisar neste editorial, como esta ausência de amor no mundo de forma em geral, tem afetado a forma de amar no contexto de Igreja e família de Deus.
Tanto o amor por Cristo, como amor uns pelos outros foram torrencialmente afetados pela secularização do amor. Não somos os primeiros a constatar que nossa geração, é uma geração marcada pela imaturidade, e pela resistência a maturação. O problema é isto esta refletindo no seio da Igreja, onde é visível também um grande número de cristãos imaturos na fé, na esperança e principalmente no amor.
As Escrituras, nos adverte sobre o amor imaturo, o tipo de amor que é “da boca para fora”- amor de palavras persuasivas, mas ausente de verdade e estéril de atitudes. Como povo de Deus, somos espelho para o mundo, e o nosso padrão de amor deveria ser de alto nível, semelhante ao amor de Deus por nós. Neste sentido, tem-se observado uma imaturidade cristã que resiste o processo de maturação. O amor imaturo se caracteriza por três ausências: Ausência de compromisso, lealdade e temor. Ao mesmo tempo, se caracteriza também por três presenças: excesso de narcisismo, egocentrismo extremado e busca excessiva pelo prazer.
Amor leal, comprometido e verdadeiro é o que se espera da família de Cristo e de cada cristão em particular. Todavia, o que se vê cada dia a mais são as igrejas se enchendo de cristãos narcisistas. Narcisista é aquele que só espera receber, receber e receber; e quando não recebe mais aquilo que esperava receber, decide abandonar a família da fé, porque o seu narcisismo, [preocupação consigo mesmo], é maior que seu amor pelos irmãos. O egocentrismo e a busca de prazer têm tomado lugar do Altruísmo e do servir.
Cabe-nos, depois desta leitura, responder à nossa consciência judiciária, algumas perguntas: Que tipo de amor tenho por Cristo o meu salvador? Se Jesus não for seu maior amor nesta vida, algo precisa ser revisto urgentemente. Que tipo de amor tenho demonstrado aos meus irmãos em Cristo? – Se o nosso padrão não sobrepor ao do mundo, estamos nos enganando a nós mesmos e o amor do Pai não está em nós. Supliquemos ao Espirito Santo que derrame amor de verdade e de atitudes em nosso coração.
Rev. Elizeu Eduardo
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
AVISOS
BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER
É um catecismo resumido, de orientação calvinista, composto de 107 questões. Junto da Confissão de Fé de Westminster e do Catecismo Maior, compõe os símbolos de fé das igrejas Presbiterianas ao redor do mundo.
CURSO DE BIBLIOLOGIA
RETIRO DA FAMÍLIA - 2025
Pergunta 46: Que exige o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento exige de nós o conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro, e nosso Deus; e como tal adorá-lo.
Referências: 1Cr 28.9; Dt 26.17; Sl 95.6-7.

Não esqueça de trazer à igreja suas doações:
- Alimentos - cesta básica;
- Óleo: Creche Cenaza;
- Leite: Casa Esperança (UPH);
REUNIÃO DE ORAÇÃO
ANIVERSARIANTES