TEMA ANUAL: "ANDANDO NO ESPÍRITO. GL 5:25''
TEMA DO MÊS: "SEMEANDO A SANTA SEMENTE"
SEMEANDO A SANTA SEMENTE
TEMA DO MÊS
Setembro é mês de missões, e muito ouviremos falar sobre este tema, não que somente neste mês deveríamos refletir em missões, mas por ser um calendário litúrgico já definido para toda a igreja._____________________________________________
DA SEMENTE COMPARADA A PALAVRA DE DEUS
“Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. ”
Is.55.11
Creio que nenhuma outra figura de linguagem poderia mais pertinente do que a figura da semente para exemplificar a Palavra de Deus. Jesus escolheu de forma simples, mas ao mesmo tempo de forma clara e compreensível a todos os seus ouvintes. A semente liberta o povo da fome, a Palavra de Deus liberta o Brasil tornando o independente do poder do pecado. Há muitas comparações que poderiam ser feitas, vejamos neste editorial, pelo menos duas que são muito interessantes.
Ambas precisam ser semeadas – Semente armazenada nos grandes Silos, apodrecem com o tempo, as sementes devem ser semeadas. A Palavra de Deus também precisa ser semeada, não pode ficar apenas dentro das igrejas, grandes catedrais ou dos seminários de ensino teológico, caso contrário incham e nada produzem. Não fomos chamados pelo Senhor para fazer estoques de sementes, mas sim, para lança-las mundo a fora por onde formos.
A Igreja precisa enviar missionários para levar a semente para regiões distantes, concomitantemente, precisa também semear a semente da Palavra de Deus nos arredores mais próximos da Igreja, ambas missões, distantes e próximas precisam ser cumpridas pela Igreja. Lá distante enviamos o vocacionado especifico e preparado, aqui mais próximo de nós, a igreja envia cada membro para ser o semeador do bairro ou da cidade. Existem a Missão Nacional, Missão Estrangeira e Missão urbana, está última, é com todos nós.
Ambas precisam das bênçãos do alto – Quando o agricultor lança a semente na terra, ele lança seu olhar para o alto, o faz na esperança de que dos céus virá a chuva para fazer a semente lançada germinar e a seu tempo produzir. Da mesma forma, ao falarmos de Cristo para alguém, lançamos a semente do Evangelho, isto é a parte requerida de nós; todavia oramos antes e depois para que do alto venha a transformação, ou seja também lançamos nossos olhos para o Pai Celestial a fim de que ele faça a obra de forma eficaz.
Não temos permissão nem poder par fazer germinar, apenas recebemos a missão de semear, e devemos obedecer pois que ordena tem poder para exigir, é o próprio Cristo. Que estejamos atentos aos ensinamentos acima: Não estocar sementes achando que seremos galardoados nos céus pelo estoque de sementes, pelo contrário, poderemos receber uma repreensão. Enviar missionários, orar por missionários, sustentar missionários e sermos missionários. Não somente jogar sementes ao ar, mas sim, semear a semente com amor e fé, sabendo que aquele que nos ordena semear, dará do alto o crescimento necessário.
Rev. Elizeu Eduardo
GRUPO DE REFLEXÃO TEOLÓGICA_IPB HAUER
Você conhece o Canal do Youtube do Grupo de Reflexão Teológica da IPB Hauer?
Lá vc pode acompanhar o Podcast: Programa Sem Sombra de Dúvida - SSDD, que possui palestras e estudos para edificação e crescimento. Acesse, se inscreva no canal e compartilhe:
Acesse o canal da IPB Hauer no Youtube
AVISOS
